5 bares e cervejarias “kid-friendly” na Europa
Como ninguém é de ferro, mesmo viajando com crianças, é possível sentar em um bar para dar aquela relaxada, tomando uma cervejinha ou um bom vinho. Afinal, que graça tem ir a Londres e não visitar um tradicional pub inglês? Ou não entrar em uma das famosas cervejarias de Munique?
Nosso intuito não é, de forma alguma, incentivar o consumo de bebidas alcoólicas ou algo do tipo. Apenas constatamos que essa seria uma informação relevante, já que muitos pais nos pedem dicas de bares em que possam levar seus filhos em viagens. Na Europa, principalmente, alguns desses locais são verdadeiras atrações turísticas, com boa comida, bebida e ambiente agradável. Por isso, fizemos uma lista com 5 bares e cervejarias que visitamos no velho continente em que crianças são bem vindas:
5 – The Admiralty (Londres)
Muitos pubs em Londres não aceitam crianças após determinado horário, mas os da famosa cervejaria inglesa Fuller’s, geralmente, tem uma área pra jantar, onde os pequenos são bem acolhidos a qualquer horário.
O The Admiralty é um pub lindo, com decoração temática baseada em um antigo navio da Marinha britânica. Tudo em seu interior é minuciosamente planejado para que tenhamos uma experiência imersiva muito bacana. O local tem ótima comida, menu infantil por £6.00 e muitas opções de cerveja “on tap” (chope). Não bastasse isso, sua localização não poderia ser mais central: em frente à Trafalgar Square.
Não deixem de provar a “tasting board”, tábua com três tortas salgadas tradicionais e três cervejas diferentes. Aos domingos, eles possuem um cardápio especial com vários pratos de diferentes carnes assadas. DICA: existem promoções periódicas nos pubs da Fuller’s, nas quais, por exemplo, o cliente ganha uma bebida de graça ao fazer o cadastro no site.
No primeiro dia em que tentamos visitar o pub, estava acontecendo um evento para fãs de futebol americano (devido a um jogo da NFL que acontecia em Londres) e achamos que o ambiente estava um pouco “festeiro” demais para levar uma criança. Assim, é bom checar o site, pois pode estar ocorrendo algum evento do tipo na época. Indicamos, também, os pubs The Red Lion e The Hereford Arms (ambos da Fuller’s e com cardápios idênticos).
Endereço: 66 Trafalgar Square, London, WC2N 5DS.
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 23h e aos domingos, das 10h às 22h.
Site: www.admiraltytrafalgar.co.uk
4 – Open Baladin (Roma)
Aqui a grande atração é a cerveja mesmo! Quem diria que os italianos, tão conhecidos por seus vinhos, conseguiriam fazer cervejas fantásticas também?
A Baladin é uma marca de cervejas artesanais criada pelo conhecido mestre cervejeiro Teo Musso. Seus produtos são feitos com base em uma filosofia bem bacana de preservação ambiental e sustentabilidade, usando, majoritariamente, ingredientes locais.
O Open Baladin vende as diversas cervejas da marca em lindas garrafas coloridas ou “alla spina” (chope), além de outros rótulos produzidos na Itália, em um ambiente descolado e informal. Fica localizado no centro histórico de Roma, entre o Campo di Fiori e o Trastevere. Quando visitamos (de tarde) estava bem vazio e propício para levar crianças, mas é possível que à noite o bar fique mais cheio. O cardápio tem boas opções (inclusive veganas), mas não provamos nada, pois já havíamos almoçado.
Endereço: Via degli Specchi, 6, 00186 Roma.
Horário: todos os dias, das 12h às 2h.
Site: www.openbaladinroma.it
3 – Brouwerij ‘t IJ (Amsterdã)
Esta cervejaria de nome quase impronunciável fica localizada em uma antiga casa de banhos pública ao lado do moinho De Gooyer, o mais alto da Holanda e um dos poucos originais ainda de pé em Amsterdã. Apesar de um pouco afastada da área turística, chegar à Brouwerij ‘t IJ é bem fácil. Basta pegar a linha 10 do tram e saltar na estação Hoogte Kadijk ou a linha 14 e saltar na estação Pontanusstraat. Não é possível visitar o moinho, mas a cervejaria por si só já é um charme.
Apesar de não ser um local muito frequentado por famílias com crianças (o Nico era a única lá quando visitamos), o ambiente é bem calmo e agradável, com muitas mesas do lado de fora. E, claro, as crianças irão adorar sentar ao lado de um enorme moinho de verdade!
As opções de comida são bem restritas, com apenas alguns poucos petiscos no cardápio (basicamente, queijos, salsichas e amendoim). Então, não é o local mais apropriado para fazer uma refeição. Mas a cerveja… Aí sim o negócio fica sério! São inúmeras opções espetaculares, todas feitas de forma artesanal ali mesmo no local. Nossas favoritas foram a ZATTE (tripel), a I.P.A. e a IJWIT, uma das melhores witbiers que já tomamos. É bom chegar cedo, pois o local costuma encher no fim da tarde.
Endereço: Funenkade 7 1018 AL Amsterdam.
Horário: todos os dias, das 14h às 20h.
Site: www.brouwerijhetij.nl
2 – Bierbrasserie Cambrinus (Bruges)
Além de ser uma das cidades medievais mais preservadas da Europa, Bruges é conhecida também por seus chocolates e cervejas. Existem vários estabelecimentos especializados na bebida espalhados pela cidade, entre eles a famosa Brouwerij De Halve Maan, que produz a cerveja Bugse Zot. Mas existe um bar/restaurante que traduz bem o espírito belga e suas tradições: o Bierbrasserie Cambrinus.
Cambrinus (ou Gambrinus), no folclore europeu, foi um lendário rei que simboliza a jovialidade e cujo ícone é justamente a cerveja. Hoje, o Bierbrasserie Cambrinus faz jus ao nome, com uma vasta seleção de cervejas belgas no cardápio. O restaurante fica em um prédio de 1699 bem no centro histórico de Bruges e, além de servir algumas das melhores cervejas do mundo, também oferece pratos típicos da culinária belga. Destaque para o Flemish Carbonades, espécie de cozido tradicional servido com purê de maça. O cardápio conta ainda com várias opções de pratos infantis, que variam de 8 a 10 euros já com sobremesa. É importante fazer reserva para o jantar, já que o restaurante costuma encher à noite.
Um detalhe muito bacana é que cada cerveja é servida em seu próprio copo da marca!
Endereço: Philipstockstraat 19, 8000 Brugge.
Horário: todos os dias, das 11h às 22h.
Site: www.cambrinus.eu
1 – Hofbräuhaus (Munique)
Não apenas uma cervejaria, mas uma verdadeira instituição de Munique, a tradicionalíssima Hofbräuhaus (ou HB) é parada obrigatória para quem visita a cidade.
Pra começar, o prédio da HB é muito bonito, tanto por fora quanto por dentro, com enormes colunas e o teto todo pintado. Conta, também, com uma rica história, tanto para o bem quanto para o mal. Há quase 500 anos atrás, o Duke Wilhelm V. da Bavaria resolveu criar a cervejaria, pois achava a cerveja de Munique ruim e não queria mais ter que importar a bebida da Saxônia. No início, era de uso privativo do Duque, sendo aberta ao público somente em 1828. Destruída pelos bombardeios durante a 2ª Guerra Mundial, teve a sua reconstrução concluída em 1958 e, desde então, se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade. Como parte triste da história, no local foram realizadas grandes reuniões políticas do partido nazista e foi onde Hitler apresentou suas diretrizes.
Mas vamos falar de coisas boas! Assim que entramos, já foi possível perceber a grandiosidade do lugar. Os garçons, vestidos com roupas típicas da região da Bavaria, nos direcionaram a uma área do restaurante com muitas crianças. Como as mesas são comunitárias, sentamos com uma família americana que tinha uma filha quase da idade do Nicolas (nos divertimos muito com eles). Essa troca de experiências foi bem interessante e nos fez entender o porquê da cultura de mesas comunitárias na Alemanha. De tempos em tempos começa uma cantoria no salão (tem até uma bandinha). As pessoas levantam, erguem seus copos e mesmo quem não fala alemão fica batendo palmas. Muito legal mesmo!
A cerveja é servida em canecas gigantescas de 1 litro, nas opções Helles (clara), Weiss (trigo) ou Dunkel (escura), além das sazonais. Já o cardápio tem vários pratos da culinária local, com destaque para o tradicional joelho de porco, e alguns pratos infantis na faixa dos 5 euros.
Endereço: Platzl 9, 80331 München.
Horário: todos os dias, das 9h às 24h.
Site: www.hofbraeuhaus.de
Com isso fechamos a nossa lista dos 5 bares e cervejarias “kid-friendly” na Europa. Esperamos que tenham gostado! Ah, e não esqueçam de fazer um comentário abaixo!
One Comment
Claudia
Ótimo post com dicas importantes. Adorei!