Roteiro de 5 dias em Londres – parte 2

… continuando o nosso Roteiro de 5 dias em Londres:

4º dia:

O domingo foi o dia mais tranqüilo da viagem. Como muitos estabelecimentos estavam fechados, resolvemos simplesmente andar, andar e andar pelas ruas da capital inglesa até os Museus de História Natural e de Ciências, fazendo algumas paradas pelo caminho. A primeira foi no Palácio de Buckingham para ver a troca da guarda da rainha, evento que acontece todos os dias as 11:00, mas pode ser alterado ou cancelado por questões climáticas. Por isso, é bom checar o calendário através do link www.householddivision.org.uk/changing-the-guard-calendar. Bom, com todo o respeito à rainha, essa foi a única “furada” que nos metemos em Londres. Em meio a uma multidão, vimos de longe uns guardinhas de vermelho marchando em direção ao Palácio com uma música ao fundo, e foi só, pois tinha tanta gente nas grades que nem conseguimos ver a troca da guarda em si (não que isso deva ser super interessante). O legal foi ver os jardins e parques da região (Green Park e St. James Park), que estavam ainda mais lindos devido às cores do outono.

Troca da guarda da rainha no Buckingham Palace
Green Park

Seguindo o nosso percurso, fizemos uma rápida visita à famosa loja de departamentos Harrods antes de caminhar mais alguns quilômetros até o Natural History Museum (Museu de História Natural). O museu, inaugurado em 1881, fica num prédio lindíssimo no bairro de South Kensington e apresenta diversas exposições relacionadas à história do nosso planeta, com destaque para a galeria dos dinossauros e para o enorme esqueleto de baleia pendurado no teto da sala principal. Bem ao lado fica outro museu que faz grande sucesso com a criançada: o Science Museum (Museu da Ciência). Com foco na ciência e tecnologia, o museu conta com galerias interativas capazes de manter os pequenos entretidos por bastante tempo, tornando o aprendizado mais divertido. E pra ficar ainda melhor, ambos tem entrada gratuita!

Science Museum

Por fim, antes de pegar o metrô de volta para o hotel, paramos no pub The Hereford Arms (também da cervejaria Fuller’s). O ambiente é bem familiar, com ótima comida e bebida, sendo que, aos domingos, eles possuem um cardápio especial com vários pratos de diferentes carnes assadas. DICA: em todos os pubs da Fuller’s o cliente ganha uma bebida de graça ao fazer o cadastro no site.

5º dia:

Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, a Tower of London (Torre de Londres) foi a nossa primeira parada no dia. Para chegar lá, a partir da Leicester Square, basta andar até a estação “Enbankment” e pegar a linha “Circle” ou “Distirct” do metrô até a estação de “Tower Hill”.  O local, fundado em 1066, já foi residência real, prisão e hoje é uma das principais atrações turísticas de Londres, servindo, inclusive, de guarda para as joias da Coroa Britânica. Ao passarmos pelas imponentes muralhas, somos transportados para outra época e fica até difícil acreditar que estamos no meio de uma metrópole de mais de 8 milhões de habitantes. O Nico se sentiu um verdadeiro cavaleiro medieval vendo aquelas armaduras, espadas e coroas!

Tower of London

Após atravessarmos um dos principais cartões postais de Londres – a Tower Bridge – fomos visitar o outro lado do Rio Tâmisa, conhecido como South Bank. Alguns minutos de caminhada após a ponte fica o Borough Market, mercado gastronômico mais legal da cidade, com dezenas de barraquinhas de comida. O mercado só não abre aos domingos, sendo que, de segunda a quarta, apenas alguns vendedores expõem seus produtos. Nosso prato preferido foi a raclette, servida com batata, cebola e pepino da queijaria Kappacasein.

Tower Bridge
South Bank

Continuando nossa caminhada pela margem do rio,  visitamos o museu de arte moderna Tate Modern e seguimos em um passeio longo, mas super agradável, até a London Eye. Infelizmente, optamos por não andar na roda gigante por causa da fila (também gigante), mas a região toda é sensacional e possui diversas atrações para crianças, com brinquedos, carrossel e até um parquinho bem legal. Ainda passamos em frente à Abadia de Westminster, que estava fechada para visitação naquele horário, antes de voltar para o hotel e encerrar a primeira parte de uma viagem maravilhosa e surpreendente.

Abadia de Westminster
Parquinho em frente à London Eye

Londres nos deixou uma impressão muito boa, além de uma vontade imensa de retornar em um futuro próximo para conhecer melhor essa cidade multicultural, mas que ao mesmo tempo consegue preservar uma identidade própria. Por essas e outras razões é que a cidade figura no topo da nossa lista de destinos ideais para viajar com crianças.

DICA: antes de iniciar nossos passeios diários, passávamos sempre no Whole Foods Market (rede de supermercados que vende produtos naturais e orgânicos) e fazíamos uma “quentinha” pro almoço do Nicolas. O mercado tem um buffet em que você pode montar o próprio prato. Isso facilitou bastante a nossa vida, já que nos permitia dar a refeição dele sempre no mesmo horário, sem que, obrigatoriamente, tivéssemos que sentar em um restaurante, além de garantir uma alimentação mais saudável durante a viagem.

Lugares que não conseguimos visitar:

Em 5 dias só dá mesmo pra conhecer o básico de Londres e, por isso, resolvemos listar alguns lugares (tanto na própria cidade quanto alguns possíveis passeios bate-volta) que não conseguimos visitar nessa viagem, mas que já estão na lista para uma próxima oportunidade:

– Teatro: a região da Leicester Square tem vários teatros no estilo Broadway, com peças de altíssimo nível. Só não fomos ver “O Rei Leão” porque descobrimos que crianças menores de 3 anos não podem entrar nos teatros de lá e o Nico só tinha 2 anos na época.

– Regent’sPark: adoramos passear em parques urbanos e Londres é cheia deles, sendo o Regent’s Park, o Hyde Park e o Kensington Gardens os mais famosos. Como não dava pra ir em todos, optamos pelos dois últimos.

– Shakespeare’s Globe: fica no South Bank e é uma réplica fiel do teatro original, destruído em um incêndio, onde Shakespeare apresentava suas obras.

– Bairro de Greenwich: além de ser o local por onde passa a famosa linha imaginária que divide o mundo em Ocidente e Oriente, Greenwich é também um bairro super charmoso, com muito verde e várias atrações.

– Legoland: o parque de diversões da Lego está localizado na cidade vizinha de Windsor e fica a apenas 15 minutos de carro do aeroporto de Heathrow. Nós adoramos o Legoland que visitamos na Alemanha e, pelo que vimos no site do parque, o da Inglaterra parece ser bem similar.

– Stonehenge, Bath e Cotswolds: alugando um carro ou contratando uma empresa que faça o passeio, é possível fazer um bate-volta para visitar as misteriosas pedras em círculo de Stonehenge, a histórica cidade de Bath ou os belíssimos vilarejos da região de Cotswolds (espécie de Toscana da Inglaterra).

Veja também o post “Roteiro de 5 dias em Londres – parte 1”.

One Comment

  • Paulo Gallo

    Excelente matéria, parabéns pro ator principal , o Nicolas, meu sobrinho. As matérias são excelentes…para muitos programarem visita ao exterior sem perder tempo, inclusive lugares para as crianças. Parabéns

Imagem protegida por direitos autorais